anne.

Resenha de Lolita - Vladimir Nabokov


*****
Título: Lolita
Autor: Vladimir Nabokov
Gênero: Romance
Ano de lançamento: 1955
Sinopse: O protagonista é um professor de Literatura chamado Humbert Humbert que é apaixonado  (e obcecado) por uma criança de 12 anos que se chama Dolores Haze, para ele Lolita. Os dois se envolvem sexualmente após ele se tornar seu padrasto. 

"Lolita, luz de minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três  saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li, Ta."
Humbert Humbert é um homem apaixonado pelas crianças, lindas meninas de corpo esbelto, rosto delicado, traços realmente infantis, ele as chama de ninfetas, as doces perfeitas meninas entre 12 e 16 anos. Seu passatempo era passar o tempo no parque vendo as crianças brincarem ao seu redor. 

Em 1947 Humbert se muda para Ramsdale para escrever, após receber uma pensão de um tio falecido. Ao chegar lá descobre que o lugar em que ia ficar foi destruído por um incêndio e ele então procura um lugar para ficar por pouco tempo. Assim, Humbert se hospeda na casa de Charlotte Haze e onde conhece Dolores Haze, a única razão para fazer de sua curta estadia em algo mais permanente. 

Dolores Haze, Lola, Lolita, Lô, Dolly. Uma criança de 12 anos, filha de Charlotte Haze, uma menina bem audaciosa, uma criança atentada, não mimada, mas persistente quando se trata de conseguir aquilo que quer, uma ninfeta que conquistou Humbert Humbert de tal forma que nenhuma outra o fizera. Então ele resolveu ficar lá por um bom tempo, criando um tipo de vínculo com aquela menina linda, apesar de Lolita não saber das intenções malignas de Humbert eles criam um tipo de relação muito próxima, o que só alimenta a obsessão dele por Lola. 

Quando Charlotte manda Dolores para um acampamento Humberte se sente solitário e sem razão para estar lá, mas ele então recebe um ultimato da mãe de sua amada, que está apaixonada por ele, dizendo que ou ele sai da casa dela ou se casa com ela. Humbert decide que irá se tornar padrasto de Lolita, que esse é o melhor jeito de estar próximo dela e poder acariciar-lhe um pouco mais sem ser acusado de nada. 

Enquanto Lola ainda estava em seu acampamento Humbert Humbert e Charlotte Haze se casam, ela lê o diário de H.H. e descobre os sentimentos dele por sua filha. Enlouquecida com o fato que acabará de descobrir Charlotte escreve cartas e ao atravessar a rua para postar as cartas sofre um acidente, como vítima de um atropelamento. Coincidência? Sorte? Humbert muitas vezes imaginou um assassinato contra Charlotte, pois não tinha sentimentos por essa, mas ele deixa bem claro que não era capaz de executar tais pensamentos. 

"Dolores Haze havia nascido a menos de quinhentos quilômetros da estimulante Cincinnati. Nada mais fiz do que obedecer à natureza, sou o mais fiel de seus cães. Por que então esse horror de que não consigo me desvencilhar? Será que a deflorei? Sensíveis senhoras membros do jurí, nem mesmo fui seu primeiro amante."

Humbert leva então Lolita para viajar pelo mundo e com um certo tipo de ameaça a mantém junto dele por livre espontânea vontade como filha e amante dele. Pra mim H.H. era um monstro por ser um pedófilo, enquanto eu lia eu tinha raiva, nojo, ódio dele por se aproveitar de todas as situações para ficar com ela, mas conforme a gente vai lendo a gente percebe que Dolores Haze pode até ser uma criança, mas suas atitudes mostram que ela é corrupta. 

Vou contar spoiler só porque o livro é antigo e todos já devem saber o que acontece no final. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DO FINAL NÃO CONTINUE LENDO. 

Humbert Humbert se torna paranoico quando percebe que está sendo seguido, ele acha que Lolita está conspirando com outros para escapar dele. Quando ela adoece e Humbert tem que deixa-la ficar no hospital e pela primeira vez em anos ele passa a noite sozinho. 

Quando Humbert chega no hospital Lolita fora levada pelo seu "tio". Ele então começa uma busca para achar sua amada e seu sequestrador. Recebe uma carta de Lolita com 17 anos que agora está casada e grávida, e precisando desesperadamente de dinheiro. Ele oferece a oportunidade de voltar com a Lolita para eles continuarem a viajar juntos e tudo mais, ela recusa e ele mesmo assim dá o dinheiro para ela.  A missão de Humbert agora é achar e matar aquele que causou a separação entre ele e sua amada, o Quilty. Chega de spoiler  haha vão ter que ler o livro. 

Espero que gostem. 
<3eijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário