anne.

Resenha de Crepúsculo

De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele - eu não sabia que poder essa parte teria - que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele"
                                                                                                             Pág. 146     


***
Crepúsculo (#1 in Twilight)
Editora:
Intrínseca
Autora: Stephenie Meyer
Páginas: 355

        A Editora Intrínseca publicou o primeiro livro da saga de Stephenie Meyer, Crepúsculo. Tem 355 páginas de puro romantismo, o mais doce deles. Algumas cenas de ação e um leve toque de mistério. Os de corações de derretidos preparem-se para se aventurar em um lindo romance, e os de corações de gelo, sentem-se em um lugar bem gelado ou vocês podem se derreter pelo livro. Ler Crepúsculo é embarcar em uma narrativa longa e bem detalhada.A história é o início de um amor proibido entre uma mortal e um vampiro (imortal). Bella acaba de se mudar para Forks, vai morar com seu pai Charlie por achar que deixa sua mãe infeliz. Ao ir morar com o pai ela vai para uma nova escola, onde conhece Edward (lindo, super lindo), o misterioso garoto que se senta ao seu lado na aula de biologia. Ao tentar descobrir o motivo das constantes mudanças de humor dele, Bella acaba desvendando um segredo bem mais profundo que isso. O que ela não vê é que cada vez que se aproxima desse corpo másculo de atleta, olhos dourados, uma voz aveludada e sedutora, coloca em perigo a si mesma e os que a cerca em perigo.
O livro é um pouco ilusório em relação a realidade, uma donzela sempre em perigo e precisando de um cavalheiro. Frágil e sensível, a donzela, se apaixona fácil demais e perdidamente por um belo rapaz. Um amor doentio que pode fazê-la desistir de sua alma.
        É assim que é representada a mulher do século XXI neste livro. Particularmente gosto do fato da personagem seja um pouco de cada garota, mas o insegura, comum, desastrada, interessante, madura, independente (apesar de se tornar dependente de Edward). Bella tem sim um pouco de cada garota, mas o incomum entre ela e as outras garotas é o fato de ela ter cinco (5) rapazes atras dela e sempre prontos para ajudar a donzela em perigo, Bella.
        O livro é de leitura longa, Bella é uma pessoa observadora e detalhista, assim a autora descreve cada ambiente e personagem de forma detalhada e com clareza, o leitor realmente imagina o que a autora quer.

Minha avaliação: ***
        Leitura longa, cansativa e arrastada, romance meloso e amor doentio. Mesmo a aparente falta de qualidade na escrita, a ideia de um amor entre a presa e o predador é bem interessante se bem trabalhada. A Bella escrita por Stephenie Meyer cria um paradigma de que a mulher do século XXI é fácil, sensível e frágil, uma donzela que sempre que está em apuros precisa de um homem. O romance mais doce e longo desta década.

Melhores Trechos:

“- E então o leão se apaixonou pelo cordeiro... – murmurou ele.Virei a cara, escondendo os olhos enquanto me arrepiava com a palavra.- Que cordeiro imbecil – suspirei. - Que leão masoquista e doentio. – Ele olhou a floresta sombreada por um longo momento e eu me perguntei aonde os seus pensamentos o levavam.”
                                                                                                             Pág. 201


“- Bella – Seus dedos acompanharam de leve o formato de meus lábios. – Eu vou ficar com você... Isso não basta?
Eu sorri sob a ponta de seus dedos.
- Basta por enquanto.
Ele franziu o cenho diante da minha tenacidade. Ninguém ia se render esta noite. Ele expirou e o som era praticamente um grunhido.
Toquei seu rosto.
- Olhe – eu disse – Eu o amo mais do que qualquer coisa no mundo. Isso não basta?
- Sim, basta – respondeu ele sorrindo. – Basta para sempre.
E ele se inclinou para encostar os lábios frios mais uma vez no meu pescoço.”
                                                                                                          Pág. 355
skoob * site da editora * site da autora

2 comentários:

  1. Adorei a resenha!
    Sou suspeita pra falar já que sou totalmente viciada nessa saga. Mas gostei muito de ver o ponto de vista de alguém que, embora não seja tão fã assim, reconhece pontos fortes e fracos nessa saga. Parabéns pelo blog!
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  2. Essa saga diverge tanto os gostos dos leitores..bom eu amo, logo não acho longa nem cansativa, acho a leitura rápida e envolvente. Achei o romance bom, as vezes a Bella irrita, mas se ela não fosse do jeito que é, acho que não teria tanta graça..rs

    :D

    ResponderExcluir